Por Taylinne Barret
A cultura e a musicalidade da cidade do Paulista ganham destaque especial na 32ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos 2026, o maior festival de artes de Pernambuco e um dos mais respeitados do Brasil. Nesta sexta-feira (9), a cantora Ylana apresenta o show "Janga" no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife. O espetáculo marca o lançamento ao vivo de seu terceiro álbum autoral e apresenta ao evento referências culturais e territoriais do município.
Neta do radialista e compositor Luiz Queiroga e filha da cantora Nena Queiroga com o Maestro Spok, Ylana carrega uma trajetória ligada à música desde a infância. Foi no bairro do Janga, em Paulista, que ela buscou inspiração para batizar seu terceiro álbum, lançado em 2024. A produção foi aprovada pela Bolsa Pixinguinha, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura.
Para a artista, levar o nome do bairro no título do trabalho é uma forma de reafirmar sua forte ligação com o município. “Nossa cidade é potente, berço da ciranda brasileira, rica em belezas naturais e cheia de talentos. Precisamos olhar para nossas potências com mais amor e consciência. Eu amo o Janga, e poder apresentar ao mundo tudo o que esse bairro me deu, por meio deste álbum, é a minha missão”, afirmou.
Segundo Ylana, essa identidade está presente em toda a sua construção como cantora, onde a cultura e o seu cotidiano influenciaram diretamente o som e as histórias contadas no álbum. “Eu cresci no Janga e ter passado a infância toda nesse bairro tão rico de belas expressões da natureza, brincando e aprendendo nesse território entre mar e mata foi fundamental para desenvolver a potência criativa e imaginária que uso como substância fundamental para meu trabalho artístico”, declarou.
O superintendente de Cultura de Paulista, Augusto Morais, destacou a importância da presença de artistas que carregam com tanto amor o nome do município. “Ylana integrou a abertura oficial do Carnaval de Paulista ano passado e agora leva o nome da nossa cidade para um dos festivais mais respeitados do estado. É motivo de muita alegria para a gente ter uma artista tão talentosa e que faz questão de exaltar nossas raízes”, celebrou o gestor.
Além do trabalho para adultos, Ylana também se dedica às crianças com projetos como o musical “Jangadinha” e o livro “Três sementes diferentes”. Para a cantora, é fundamental que a garotada se veja representada na arte desde cedo. “Crianças são sementes potentes do futuro da sociedade. Poder mostrar a elas a importância do pertencimento a uma comunidade e do reconhecimento da força do território onde crescemos é algo muito especial para mim”, comentou.