Por Renata Luna
A Secretaria de Saúde do Paulista, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, encerrou nesta sexta-feira (12) a Semana de Enfrentamento às Arboviroses com uma ação no bairro do Janga. A iniciativa marcou o fim de uma programação voltada à prevenção e ao combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante a ação, 30 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizaram orientações individuais, atividades de educação em saúde, distribuíram materiais informativos e atuaram diretamente na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. A mobilização reforçou a necessidade de engajamento da população no enfrentamento às arboviroses, ressaltando que a responsabilidade coletiva é fundamental para reduzir riscos de surtos e proteger a saúde pública.
“As ações permanentes de enfrentamento às arboviroses são fundamentais para prevenir surtos e proteger a população, seguem sendo realizadas diariamente no município. A mobilização desta semana teve o propósito de intensificar a atenção para o tema. As equipes de endemias permanecem em campo, mantendo o trabalho contínuo de prevenção e controle”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde, Silvia Vasco.
A Semana de Enfrentamento às Arboviroses teve início na última quarta-feira (10), com a abertura oficial realizada na Faculdade FASUP, também no Janga. O evento reuniu profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde e equipes técnicas do município, dando início a uma dando início a uma série de atividades voltadas à conscientização e mobilização comunitária.
Já na quinta-feira (11), as unidades de saúde promoveram mobilização por meio da Sala de Espera Educativa, orientando os usuários sobre medidas de prevenção, sinais de alerta e cuidados essenciais para eliminar focos do Aedes aegypti dentro de casa.
Fotos: Cortesia