Por Antonio Assis
A Secretaria de Educação do Paulista promoveu, nesta quinta-feira (11), no auditório da própria pasta, a I Mostra de Educação Maker da Rede Municipal, um evento marcado por criatividade, ciência, tecnologia e sustentabilidade. A ação foi organizada pela Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem (GEAA) e reuniu projetos desenvolvidos por estudantes do 4º ao 7º ano de diversas escolas municipais, além de iniciativas do Núcleo de Educação Maker e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
Além da apreciação dos projetos da Mostra Maker, o evento também celebrou conquistas de estudantes em importantes competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira do Oceano, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Feira do Meio Ambiente do Paulista, realizada em outubro deste ano, no SESI de Paratibe.
Três projetos apresentados receberam destaque na I Mostra de Educação Maker:
1º lugar – Projeto Seacare
Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold
2º lugar – Projeto Mar Limpo & Praia Segura
Escola Municipal Radialista Edvaldo Morais
3º lugar – Projeto Robô Sustentável
Escola Municipal Carlos Wilson
A gerente da GEAA, Regina Trindade, destacou que o objetivo central da Mostra é incentivar o “aprender fazendo”, promovendo a experimentação, o trabalho colaborativo e a criação de soluções sustentáveis a partir de materiais reutilizáveis.
“Pode parecer simples à primeira vista, mas vejam a grandiosidade de cada trabalho. Eles mostram o quanto nossos estudantes são capazes de criar quando têm oportunidade. Os jogos pedagógicos tecnológicos e o projeto da placa solar, por exemplo, foram desenvolvidos pelos estagiários dos núcleos NTE e Maker, e depois serão disponibilizados para as escolas”, explicou.
O secretário de Educação, Gilberto Sabino, enfatizou o avanço da tecnologia na rede municipal e contou como a presença da robótica tem impactado positivamente a trajetória de estudantes da cidade. “Temos alunos que saíram daqui, foram para competições estaduais e conquistaram primeiro lugar. Representaram Pernambuco e o Brasil em eventos nos Estados Unidos mostrando robótica. Por que nossas crianças de Paulista também não podem chegar lá? Elas têm capacidade e talento”, enfatizou o gestor da pasta.
O secretário executivo de Desenvolvimento Educacional, Gláucio Ramos, destacou a importância da integração entre criatividade, ciência e inovação, além do papel dos professores e estudantes na consolidação da cultura maker. “É possível inovar a partir do que temos. As escolas estão abraçando a educação criativa, e a tecnologia educacional passa a ocupar um lugar permanente na nossa rede”, pontuou.
A I Mostra de Educação Maker do Paulista confirmou o potencial criativo dos estudantes e marcou um passo importante no fortalecimento da cultura tecnológica na rede. O evento também reforçou o compromisso da gestão com uma educação mais inovadora, humanizada e conectada com os desafios do século XXI.
Fotos: Renato Ramo/SEI