Por Cecília Souza
Com o objetivo de promover inclusão social e fortalecer a renda da população 60+, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, realizou a 2ª Feira de Artesanato e Empreendedorismo da Pessoa Idosa, na Praça Agamenon Magalhães, no Centro. O evento, que acontece nesta quinta (11) e sexta-feira (12), reuniu artesãos da melhor idade que expuseram peças produzidas por eles ao longo do ano.
O diretor da Pessoa Idosa, Joel Ferreira, destacou que toda a renda arrecadada fica integralmente com os expositores. “Estamos trabalhando inclusão social produtiva, dando visibilidade a artesãos locais que muitas vezes estavam em casa sem espaço para divulgar seus trabalhos. A feira traz o idoso para uma atividade que melhora a vida social e ainda complementa a renda. Eles acompanham, na prática, o retorno do que produzem em benefício deles mesmos”, afirmou.
Entre os participantes, a artesã e empreendedora Conceição Brasiliano, de 66 anos, apresentou joias finas, tiaras e peças de decoração. Para ela, a feira representa mais que uma vitrine: “Essa feirinha veio inovar Paulista. A cidade estava precisando conhecer suas artesãs 60+. A gente sai de casa, tira o estresse e se ocupa com algo que é uma terapia. Além disso, ajuda muito na renda. Cada vez que a gente vem, a gente vem feliz”, disse.
A realização da feira é fruto de uma semana de encontros formativos e rodas de conversa com os expositores 60+, que contaram com uma programação especial sobre educação financeira e empreendedorismo em parceria com o Sebrae-PE. Ao longo desses momentos, foram trabalhados temas como precificação, estratégias de venda, organização financeira e fortalecimento da identidade empreendedora, preparando cada participante para chegar ao evento mais seguro e valorizado em seu ofício.
Fotos: João Gonçalves / SEI