Por Adilson Oliveira
Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde do Paulista intensificou, nesta gestão, a oferta de exames em atividades realizadas nos bairros da cidade. De fevereiro ao início de dezembro, foram disponibilizadas 4.720 mamografias, reforçando o compromisso do município com o cuidado integral da mulher. As ações são direcionadas ao público de 40 a 79 anos, conforme recomendações do Ministério da Saúde.
Os resultados expressivos refletem a atuação do Programa Amigo do Peito, que leva uma unidade móvel às comunidades, ampliando o acesso ao exame e promovendo busca ativa. A cada visita, são ofertadas 80 mamografias.
O alcance das ações também foi ampliado com o apoio da Carreta da Mulher Pernambucana, equipamento do Governo do Estado, que esteve estacionada na Praça João Pessoa, no Centro, entre 11 e 14 de agosto, oferecendo diversos atendimentos, incluindo o exame de mama.
A enfermeira Sarah Araújo, que atua na Coordenação da Saúde da Mulher do Paulista, destaca a relevância do diagnóstico precoce. “Nós procuramos sensibilizar as mulheres para o cuidado contínuo da saúde. Essa preocupação deve ocorrer durante todo o ano, e não apenas no Outubro Rosa. Quanto mais cedo houver atenção aos sinais, maior a chance de êxito no tratamento”, ressaltou.