AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 09/12/2025 - Direitos Humanos/Cidadania
0:00
Paulista avança em diálogo com Ministério dos Direitos Humanos sobre o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência



Por Wagner Santos


O município do Paulista participou, nesta segunda-feira (8), de uma reunião na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília (DF). A agenda reuniu representantes da Diretoria de Relações Institucionais e equipes técnicas do Governo Federal para tratar da implementação territorial do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Novo Viver Sem Limite II.


A comitiva municipal foi formada pelo superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, e pela assessora da Proteção Social Básica, Marielly Santana, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude. Durante a reunião, foram discutidos temas como a adesão formal do município ao Plano, a realização de um fórum regional de gestores da pessoa com deficiência, a integração entre instituições e conselhos, e o fortalecimento de iniciativas em áreas como saúde, educação, assistência, cultura, esporte e lazer.


Também foram apresentados avanços recentes da gestão municipal, a exemplo da Marcha da Inclusão, da implementação da Câmara de Acessibilidade, das formações para servidores e conselheiros, do Seminário da Competência, do mutirão de empregabilidade, da atualização de documentos, além do Pedal Duplo Acessível e de ações nas escolas. A delegação ainda destacou o apoio do município ao futebol para cegos, que resultou na convocação de um atleta da cidade para a Seleção Brasileira de base.


O superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas para o segmento. “Temos o compromisso de mobilizar os municípios da região para que possamos promover um fórum regional de discussão sobre os planos municipais e a adesão ao Novo Viver Sem Limite. Essa pauta traz impacto direto para quem mais precisa. A pessoa com deficiência precisa ser enxergada e ter seus direitos garantidos em todos os espaços, na cultura, no esporte, no lazer, na educação, na saúde, na assistência e nos direitos humanos como um todo”, destacou Pyrho.


A coordenadora-geral de Articulação Institucional e Participação Social do MDHC, Isadora Nascimento, destacou a relevância do encontro. Segundo ela, a reunião com o município de Paulista foi muito importante para o avanço na implementação territorial do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Novo Viver Sem Limite. 


“O Plano reúne 95 ações interministeriais e só se concretiza quando essa política chega ao território, com governança local, participação social e integração entre as áreas. A articulação com os municípios é essencial para garantir que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados de forma efetiva. A Secretaria Nacional segue à disposição para apoiar tecnicamente todas as etapas, desde o diagnóstico até a elaboração e validação do plano municipal”, ressaltou Isadora.


Também participaram da agenda Fernanda de Barros Boaventura, da Coordenação-Geral do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Adriano da Silva Costa, servidor da Secretaria Nacional; além do diretor de Relações Institucionais, Eduardo Gomor dos Santos, e demais equipes técnicas da pasta.



Imagens Relacionadas