Por Antonio Assis
O município do Paulista esteve, nesta sexta-feira (5), no II Workshop do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, no Recife. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), reuniu profissionais de diversos estados do Nordeste para discutir avanços, desafios e estratégias voltadas à implementação de práticas inovadoras na educação pública.
Representando a Secretaria de Educação do Paulista, participaram a gerente pedagógica Panmella Dias e os técnicos Sebastião Vieira, Lincoln Pereira, Jouse Cabral, que apresentaram o novo componente curricular desenvolvido pelo município: Educação Digital e Inovação. No encontro, eles fortaleceram diálogos voltados à formação de professores, implementação curricular e inovação nas escolas da rede.
Ao longo do workshop, a programação incluiu palestras, rodas de conversa, dinâmicas em formato “World Café" e momentos de integração entre gestores, pesquisadores e educadores de vários territórios. As discussões abordaram os eixos centrais da Educação Digital e Midiática, destacando a importância de preparar os estudantes e professores para um cenário cada vez mais inovador e interconectado.
Paulista se destacou no evento, apresentando o trabalho realizado tanto na organização do currículo municipal, como no processo de planejamento das formações. Além da participação ativa nas discussões, a equipe do Paulista também trocou experiências com outros municípios, ampliando parcerias e identificando estratégias que poderão ser incorporadas à rede.
Para Panmella Dias, o evento reforça o compromisso do município com uma educação alinhada às demandas contemporâneas. Segundo ela, a participação neste workshop é fundamental para ampliar a visão e fortalecer o trabalho que já está sendo desenvolvido no município.
“Estamos construindo uma proposta pedagógica sólida que dialoga com o pensamento computacional, a cultura e o mundo digital, e os três eixos da nossa Base Comum Curricular (BNCC), direcionados para as necessidades reais das nossas escolas. Este encontro contribui diretamente para organizarmos as ações do próximo ano e garantirmos uma formação continuada de qualidade para os nossos professores, assim como a elaboração do material didático usado para nova disciplina”, destacou.