Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, identificou e delimitou o primeiro ninho de tartarugas marinhas da temporada 2025-2026 na Praia de Enseadinha, no Janga. A desova marca o início oficial do período reprodutivo no litoral do município. O ninho permanecerá sob monitoramento técnico até o nascimento dos filhotes, que variam de 45 a 60 dias.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), Jô Cavalcanti, a ação só foi possível graças ao olhar atento da comunidade. “Na madrugada desta sexta-feira, uma tartaruga marinha realizou a desova na Praia de Enseadinha. Um morador avistou os rastros deixados na areia e acionou imediatamente a equipe de monitoramento do NSU”, explicou.
A Secretaria de Meio Ambiente reforça que, ao presenciar uma tartaruga desovando, é essencial manter distância, não tocar no animal, evitar lanternas ou flashes com luz branca direcionada ao rosto da tartaruga e informar o ocorrido o mais rápido possível. O contato pode ser feito pelo número/WhatsApp da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (81) 99836-9947.
Fotos: Divulgação / Prefeitura do Paulista