Por Renata Luna
Moradora do Loteamento Conceição, no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a ex-auxiliar de lavanderia Maria de Fátima de Oliveira, de 57 anos, parou de trabalhar após ser diagnosticada com fibromialgia em 2002, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Desde então, ela realizava tratamentos com exercícios e reduziu o uso de medicamentos após iniciar atividades na Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa, complementando o cuidado com chás para aliviar as dores.
Nesta sexta-feira (28), Dona Maria de Fátima participou da primeira aula de pilates no Centro de Reabilitação do Nobre e relatou uma melhora significativa. “É uma maravilha. Estava com muitas dores no joelho e, graças a Deus, estou bem melhor. É uma aula muito boa”, afirmou.
Outra participante, Suzana Raquel, de 42 anos, moradora de Jardim Paulista Alto, contou que decidiu aderir ao pilates porque a fibromialgia a deixou limitada, afetando sua vida ativa e emocional. “Quando falaram do pilates, me inscrevi na hora. Depois de anos, consegui me conectar comigo mesma. O ambiente tranquilo e o foco na respiração fizeram toda a diferença”, relatou.
Essas e outras usuárias estão tendo a oportunidade de participar das aulas de pilates para pacientes com fibromialgia. O serviço teve início nesta sexta-feira (28) e tem como objetivo ampliar o cuidado especializado e melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a condição.
As sessões acontecem no Centro de Reabilitação do Nobre, vinculado à Secretaria de Saúde, localizado no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, sempre às sextas-feiras, a partir das 8h. As turmas têm duração de uma hora, divididas nos horários de 8h, 9h e 10h. As aulas são conduzidas pela fisioterapeuta e gerente do Centro de Reabilitação do Nobre, Janete Maria.
“O pilates solo desempenha papel importante na vida das pessoas com fibromialgia, pois trabalha corpo e mente, fortalecendo a respiração, a concentração e o domínio corporal. A fibromialgia é uma condição neurológica que afeta o controle emocional. O pilates ajuda no reconhecimento corporal e no manejo das crises. As dores não desaparecem totalmente, mas podem ser amenizadas com o treino da respiração e da consciência corporal”, explicou.
Para participar, é necessário apresentar laudo médico confirmando o diagnóstico, além de documentação básica: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Há uma lista de reserva para novos integrantes, de acordo com a disponibilidade das vagas.
Centro de Reabilitação do Nobre
O espaço já oferece fisioterapia para adultos nas áreas de traumatologia, reumatologia e pós-cirúrgico, além de atendimentos em neurologia. Na área da Pediatria, o serviço contempla psicologia para crianças atípicas.
Fotos: Renata Luna e Juan Marvin