Por Antonio Assis
A Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA) realizou, nesta quarta-feira, uma formação destinada aos professores dos Centros Municipais de Educação e Desenvolvimento Infantil (CEMEDIs) e das Creches da Rede Municipal. O encontro, realizado no auditório da SEEPA, teve como tema central a avaliação na Educação Infantil, discutida sob uma perspectiva investigativa e alinhada à proposta curricular do município, respaldada pelos documentos oficiais.
Conduzida pela Coordenação da Educação Infantil, da Gerência Pedagógica, a atividade promoveu reflexões sobre como conduzir o processo avaliativo nessa etapa, destacando seu papel no acompanhamento do desenvolvimento integral das crianças. Os educadores discutiram elementos essenciais da observação pedagógica, como interações, interesses, emoções, estratégias utilizadas, participação nas experiências e engajamento nas atividades propostas.
A formação também orientou sobre a avaliação como processo investigativo, detalhando quando e o que observar, além de como registrar evidências significativas da aprendizagem, incluindo anotações, fotos, vídeos e produções realizadas pelas crianças.
O espaço do auditório foi preparado com uma ambientação composta por imagens reais de práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Creches e CEMEDIS do município, valorizando o trabalho cotidiano dos professores e enriquecendo o diálogo sobre práticas pedagógicas. Estações expositivas apresentaram diferentes situações de aprendizagem, brincadeiras livres, experiências dirigidas e momentos da rotina, estimulando a troca de saberes entre os participantes.
Ao longo dos turnos da manhã e da tarde, os docentes debateram desafios, compartilharam estratégias e aprofundaram o entendimento sobre o papel da avaliação na Educação Infantil. A ação reafirmou o compromisso da rede municipal com uma educação humanizada, de qualidade e sustentada por uma observação sensível e intencional.
Fotos: Gérson Nascimento/SEI