AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 19/11/2025 - Direitos Humanos/Cidadania
0:00
Paulista sedia II Workshop da Consciência Negra e reúne mais de 150 pessoas 


Por Juan Marvin


Resistência e luta marcaram o II Workshop da Consciência Negra – Novembro Negro e Novembro Azul: Fé, Saúde e Resistência, promovido pela Comissão de Igualdade Racial da OAB Subseção Paulista. O evento aconteceu nesta terça-feira (18), no auditório da Fasup, no Janga, e reuniu mais de 150 pessoas de diversas etnias e cerca de 20 palestrantes. A iniciativa também contou com a Secretaria de Saúde do município, que levou vacinação, aferição de pressão arterial e auriculoterapia.


Na ocasião, a líder do Templo de Ifá Ofún Mejí, Iyanifa Tawèdé, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do evento com essa temática. "Estamos aqui fortalecendo o axé das nossas casas, dos nossos terreiros, no momento de reparação histórica para o povo de axé, estamos muito felizes em fazer parte deste processo", destacou.


O secretário de Assuntos Jurídicos, Francisco Padilha, compôs a mesa deste um workshop, onde foi tratado de um tema tão importante, principalmente no mês de novembro, quando se comemora a Consciência Negra. Segundo ele, eventos como esse trazem a reflexão acerca dos direitos, de todos os deveres, da importância da pessoa negra e do fortalecimento das culturas. 


"Esse é um evento que traz para o público a consciência, a importância da pessoa negra e o fortalecimento das culturas afros, principalmente, das religiões de matrizes africanas", ressaltou. 


Representantes de outros municípios e de escala estadual pontuaram o evento como positivo para a cidade, como no caso da coordenadora estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial, Mariana Albuquerque. "Vai marcar nossa resistência, nossa luta enquanto pessoa negra, coloco esse momento aqui não só de celebração e comemoração mas também de reparação e fortalecimento da pauta de igualdade racial", explicou.


Representando a gestão municipal, também estiveram presentes no workshop a secretária de Saúde, Sônia Arruda; a coordenadora da Saúde da Mulher, Alice Amaro; e o superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho. Pela OAB-Paulista, o evento foi representado por Ellyda Mayara, advogada e membro da Comissão de Igualdade Racial.


Fotos: Juan Marvin / SEI

Imagens Relacionadas