Por Cátia Oliveira
Com o slogan “Bora Limpar Teu Nome, Bença” o Procon do Paulista, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, realizou, nesta sexta-feira (14), um mutirão de renegociação de débitos, na sede da Secretaria de Finanças, localizada no Paulista North Way Shopping. A ação teve como objetivo renegociar dívidas ativas dos moradores da cidade oferecendo condições diferenciadas para os pagamentos.
Na ocasião, os munícipes puderam contar com descontos especiais para quitação de faturas, além de parcelamentos disponibilizados por diversas instituições que participaram da ação, entre elas a Secretaria de Finanças da Prefeitura, que ofereceu condições facilitadas para pagamento do IPTU. No rol das empresas participantes da ação estiveram a Neoenergia, a Compesa, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Caixa Econômica Federal, além de empresas de telefonia e outras instituições bancárias.
A aposentada Maria José de Lima Gomes, de 82 anos, aproveitou a oportunidade, e com o apoio de uma cadeira de rodas, veio com o esposo e a neta negociar um antigo débito com a Neoenergia. “Estou achando ótimo esse mutirão. Pedi muito a Deus por isso, porque estou com um problema na Neoenergia que já faz 5 anos e não posso pagar tudo de uma vez e minha neta já está aqui resolvendo”, ressaltou.
Quem celebrou a iniciativa foi o representante comercial Geronso Simões Rosendo Júnior, de 34 anos, que conseguiu desconto de 100% por cento nos juros de sua fatura e encerrou seu débito.
“Achei muito boa essa ação. A pessoa não tem condições de pagar devido a algumas questões financeiras e com novas formas de negociação, consegue regularizar sua situação e até pagar à vista sem as taxas de juros, que foi o que ocorreu. Desse modo, consegui quitar um pagamento de alvará em aberto e ficar em dia com a prefeitura”, destacou.
Para o superintendente do Procon de Paulista, Gustavo Balbino, o mutirão que conseguiu reunir cerca de 10 empresas que prestam serviço no município, ofereceu uma ampla oportunidade de renegociação, trazendo empresas e consumidores para discutirem as melhores condições de pagamento.
“Aqui no mutirão o consumidor vai poder negociar diretamente com a empresa, que vai poder oferecer condições especiais de renegociação e descontos diferenciados. Desse modo, os pagamentos poderão ser facilitados e poderemos combater o superendividamento em nossa cidade”, afirmou o superintendente.
Fotos: Gerson Nascimento