Por Cátia Oliveira
Com o objetivo de alinhar a base técnica e legal da política de arborização urbana do município, foi realizada, na manhã desta quinta-feira (13), uma capacitação sobre poda e erradicação de árvores. A formação aconteceu na sede da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em Arthur Lundgren I, e foi voltada para os agentes que cuidam das podas e manuseios de árvores no município. A iniciativa se deu através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Segundo Joelma Serpa, superintendente de limpeza urbana da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a formação marca um importante momento de formação no município. Na ocasião, ela explicou que esta foi uma ação inédita que renderá grandes benefícios para a cidade.
“Essa formação está trazendo informações importantíssimas para toda nossa equipe, o que vai proporcionar um grande benefício para a vegetação urbana e para a população que utiliza nossos serviços. Vamos realizar uma intervenção mais cautelosa conforme cada tipo de vegetação e um serviço de poda mais correto, de acordo com as normas técnicas vigentes”, afirmou.
O analista ambiental da SEMMA, o engenheiro Florestal Thiago Santos, que ministrou a capacitação, ressaltou que a iniciativa representa um passo pioneiro para a cidade, inserida dentro dos domínios da Mata Atlântica que conta também com importantes ecossistemas associados como manguezais e restingas, cuja proteção contribui com contenção da erosão costeira. E, conforme o analista, é de fundamental importância o conhecimento da legislação para uma melhor operacionalização dos serviços e proteção da vegetação .
“Essa demanda para abordar a legislação tanto em âmbito municipal, como estadual e federal já existe há muito tempo e a gente nunca conseguiu ter esse momento para que ela pudesse ser oportunizada e fazermos essa conversa técnica com a equipe operacional. Esse momento de hoje é um marco na história da arborização da cidade, pois existem regras definidas para fazer esse trabalho de arborização e desde 2015 uma política municipal de meio ambiente já estabelecida, que por vezes, era negligenciada”, explicou o analista.
Para o agente de poda Valter Alexandre dos Santos, que trabalha há mais de duas décadas na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a capacitação trouxe muitos aprendizados importantes. “Tinha muitas coisas que não sabíamos, como por exemplo a poda de árvores em terrenos privados, em que os donos do terreno devem contratar uma empresa para fazer esta poda e no caso de corte da árvore, é necessário uma vistoria da secretaria de Meio Ambiente. Vimos também como fazer cortes mais adequados para preservar a saúde dos arbustos, evitar a proliferação de fungos e não cometer infrações”, ressaltou.
A diretora do setor de podação, Maria de Fátima da Silva Chagas, ressaltou a importância da iniciativa. “A gente estava precisando bastante dessa capacitação, pois a equipe está acostumada a fazer podas e cortes, mas não com essas orientações técnicas e específicas de legislação”, afirma.
A partir da participação exitosa de equipe na formação, o próximo passo da parceria entre as secretarias é a produção de um manual de boas práticas de arborização e da legislação ambiental vigente para disponibilizar entre agentes multiplicadores.
Foto: Renato Ramo