Por Wagner Santos
A Prefeitura do Paulista realizou, nesta quinta-feira (13), mais uma grande operação integrada para proteger a Mata do Frio, uma das principais áreas de preservação ambiental do município. A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, contou com o apoio da Polícia Militar, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil e da Diretoria de Controle Urbano (DCU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
O objetivo da operação foi conter o avanço das invasões e das construções irregulares dentro da área de preservação. Durante a ação, foram removidas cercas e demolidas edificações inacabadas erguidas de forma ilegal.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a Mata do Frio abriga uma unidade de conservação municipal que está sob responsabilidade da Prefeitura. O superintendente da pasta, Wellington Freitas, ressaltou que todas as ações possuem respaldo judicial e seguem os trâmites legais. Ele também destacou que as fiscalizações serão permanentes e realizadas de forma regular.
A iniciativa integra um conjunto de medidas adotadas após reunião entre representantes da Prefeitura e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), com o objetivo de fortalecer o enfrentamento às invasões e garantir a recuperação ambiental da área.
Com aproximadamente 230 hectares, a Mata do Frio é uma das mais importantes áreas verdes do Paulista. Desse total, cerca de 42 hectares já são reconhecidos por lei como Unidade de Conservação. Novos estudos estão em andamento para a desapropriação de outras áreas e a transformação definitiva da região em um parque público.
“O nosso compromisso é com a preservação da Mata do Frio, que tem enorme importância ecológica e histórica para o Paulista”, destacou o secretário de Meio Ambiente, André Raposo.
Fotos: Flávio Alves / SEI