AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 11/11/2025 - Educação
0:00
Formação prepara professores de Paulista para nova disciplina de Educação Digital

Por Antonio Assis


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), deu início, nesta segunda-feira (10), a mais uma etapa de formações pedagógicas voltadas aos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede municipal. O encontro, realizado no auditório da SEEPA, reuniu docentes do 1º ano, que participaram de uma oficina dinâmica e interativa sobre os três eixos da computação: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, com foco na inovação da aprendizagem.


A formação faz parte de uma programação que segue ao longo da semana. De acordo com o cronograma, na terça-feira (11) será a vez dos professores do 2º ano; seguidos pelos educadores do 3º ano, na quarta (12); e do 4º ano, na quinta-feira (13). A iniciativa integra o conjunto de ações do programa Paulista Alfabetiza +, voltado ao fortalecimento do ensino e à melhoria dos indicadores educacionais no município.


Durante o encontro, foram abordados conceitos de educação tecnológica, destacando como o raciocínio lógico e o uso das tecnologias digitais podem ser aplicados nas práticas pedagógicas desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Dinâmicas como o “Algoritmo do Café da Manhã” demonstraram de forma prática como sequências de ações e rotinas cotidianas se relacionam com a lógica computacional.


Além de discutir as competências do pensamento computacional previstas no currículo municipal, os participantes exploraram ferramentas digitais e estratégias criativas para tornar o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos estudantes.

Imagens Relacionadas