Antonio Assis
Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Paulista, participaram de uma formação continuada realizada nesta quinta-feira (2), pela manhã e à tarde, no auditório da Secretaria de Educação. O encontro teve como tema “O Corpo como Linguagem na Educação Infantil”, destacando a importância do movimento, da psicomotricidade e das práticas corporais no processo de aprendizagem das crianças.
A atividade foi promovida pela Secretaria de Educação, através da Coordenação de Educação infantil, em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), numa ação integrada que evidencia a importância do olhar interdisciplinar no processo educativo.
A formação reforçou que o desenvolvimento integral das crianças passa não apenas pelo aspecto cognitivo, mas também pelas experiências corporais, que ampliam a capacidade de expressão, interação e socialização. Durante a atividade, os educadores puderam refletir sobre práticas pedagógicas que utilizam o corpo como recurso de linguagem e comunicação.
Segundo dados apresentados, os impactos da inserção de práticas corporais na Educação Infantil são significativos:
85% dos alunos apresentam maior engajamento nas atividades;
92% mostram avanços na maturidade social;
78% evoluem no desenvolvimento motor.
Esses resultados reforçam a necessidade de investir em metodologias que valorizem o corpo como meio de expressão e aprendizagem, contribuindo para a construção de uma cultura escolar mais inclusiva e participativa.
Fotos: Rossane Araújo