Por Wagner Santos
O município de Paulista alcançou a 20ª posição no ranking nordestino e a 98ª colocação no cenário nacional no pilar de Funcionamento da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado, nesta terça-feira (16), pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento analisa como as gestões municipais atuam na promoção de eficiência administrativa, transparência e qualificação dos servidores.
O estudo destaca que uma máquina pública bem estruturada é decisiva para impulsionar a competitividade local. Reduzir custos de transação e da burocracia significa aumentar a produtividade e criar um ambiente mais favorável ao investimento e à inovação. Nesse contexto, Paulista se consolida entre as cidades nordestinas com melhor desempenho.
O pilar tem peso de 9,3% na avaliação geral e contempla indicadores como custo da função administrativa e legislativa, qualidade da informação contábil e fiscal, tempo para abertura de empresas, qualificação dos servidores e transparência municipal.
Para o prefeito Severino Ramos, o resultado reforça o compromisso da gestão em aprimorar os serviços públicos: “Esse ranking mostra que estamos no caminho certo. Estamos trabalhando para tornar a Prefeitura cada vez mais eficiente, transparente e preparada para atender às necessidades da população. Paulista está avançando e queremos avançar ainda mais”, declarou o gestor.