Por Antonio Assis
A Prefeitura do Paulista, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), vinculado à Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagens da Secretaria de Educação, deu início, nesta sexta-feira (12), a uma série de cursos livres sobre Inteligência Artificial (IA), voltados para os professores da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, que segue até o final de novembro, tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para o uso de ferramentas digitais inteligentes no processo de ensino-aprendizagem.
O programa busca ampliar os conhecimentos tecnológicos dos docentes, incentivar a inovação pedagógica e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade educacional no município. Durante o lançamento, os participantes tiveram a oportunidade de explorar as funcionalidades do ChatGPT, uma das principais ferramentas de IA atualmente.
Nos próximos meses, outras tecnologias também serão abordadas nos cursos, incluindo Gemini, Teachy, Gamma, Deepseek e Manus, oferecendo aos professores diversas possibilidades de integrar a inteligência artificial de forma criativa e eficiente em suas práticas pedagógicas.
Para a gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagens, Regina Trindade, a iniciativa representa um marco para a educação do município. “Estamos preparando nossos professores para uma nova realidade educacional, em que a tecnologia e a inteligência artificial podem ser grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem. Essa formação abre caminhos para que a inovação esteja cada vez mais presente em sala de aula”, destacou.
Com ações como esta, a Prefeitura reafirma o compromisso com a formação continuada dos educadores, pelo técnico pedagógico Lincoln Azevedo, e a promoção de uma educação cada vez mais inovadora e conectada com o futuro.