Por Antonio Assis
Na manhã desta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação do Paulista promoveu a III Formação Continuada, com o tema “Universo das Brincadeiras”. A atividade reuniu professores responsáveis pelas bibliotecas escolares no auditório da SEPA, em mais um momento de troca de experiências e valorização da prática pedagógica.
A proposta da formação foi resgatar as brincadeiras tradicionais, como forma de diálogo com a leitura e os espaços das bibliotecas. Por meio de recursos lúdicos, os participantes vivenciaram atividades com trava-línguas, parlendas e jogos educativos.
Segundo a gerente de Espaços Ampliados, o objetivo central foi reforçar a importância do brincar não apenas para as crianças, mas também para os adultos que atuam diretamente no incentivo à leitura. “A ideia da formação foi resgatarmos as brincadeiras de antigamente e como elas dialogam com a leitura e os espaços de biblioteca, utilizando o lúdico como recurso para estimular escuta, oralidade, imaginação e expressão. Além disso, buscamos resgatar, também, o verbo ‘brincar’ na vida adulta e reativar memórias e afetos junto aos responsáveis pelas bibliotecas”, destacou.
Durante a programação, os professores participaram de dinâmicas que relembraram jogos infantis e estimularam reflexões sobre como essas práticas podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas nas bibliotecas escolares.
O ciclo de formações terá continuidade no próximo encontro, já intitulado “Bibliotecação”, quando os professores irão compartilhar os principais projetos desenvolvidos em suas bibliotecas ao longo do ano, orientados pela Coordenadora Fátima Campelo e os Técnicos pedagógicos Irany Horário e Esdras Castiliano.