A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, lançou nesta terça-feira (9) o Programa Recomeço e oficializou a criação do 1º Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento foi realizado no Instituto dos Magistrados do Nordeste, em Recife, e contou com a participação de representantes de diversos municípios pernambucanos.
O Programa Recomeço é um conjunto de ações intersetoriais que vêm sendo desenvolvidas desde janeiro, com foco prioritário na prevenção ao uso de drogas entre jovens. Entre as iniciativas já em andamento, destacam-se as palestras educativas em escolas da rede municipal, que já alcançaram cerca de 4.500 estudantes.
A cerimônia de lançamento reuniu lideranças de cidades como Igarassu, Camaragibe, Itambé, Tracunhaém, Timbaúba, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, entre outras. Participaram da mesa de abertura a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Paulista, Amanda Rodrigues; o secretário executivo de Políticas sobre Drogas do município, Cicero Delhany; o vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Jamerson Batera; o secretário executivo de Políticas sobre Drogas de Pernambuco, Yury Ribeiro; e o representante da OAB-PE, Geraldo Nóbrega.
A secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, destacou que a iniciativa vai além de interesses partidários. “Esse não é um trabalho sobre partido, mas sobre a vontade de fazer acontecer as políticas públicas. Paulista está à disposição e empenhado em se tornar referência na política sobre drogas, mostrando o nosso trabalho em andamento”, afirmou.
O secretário executivo Cícero Delhany acrescentou que o programa faz parte de uma estratégia de longo prazo para o município. “Essa iniciativa consolida uma política intersetorial dentro do Paulista. Além do Conselho, serão lançadas blitzes educativas, e estamos desenvolvendo um livro que estabelecerá as diretrizes da política sobre drogas para os próximos 15 anos no município”, ressaltou.
Representando o Governo de Pernambuco, Yury Ribeiro frisou a importância da atuação coletiva para ampliar o alcance das ações. “Precisamos fazer a nossa parte com força e comprometimento, impactando de forma positiva a vida das pessoas. Não tenho dúvidas de que o Programa Recomeço terá esse papel transformador. É nosso dever atender aos gestores municipais e, com isso, beneficiar diretamente a população com os serviços oferecidos”, afirmou.
Fotos: Juan Marvin / SEI