Por Antonio Assis
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta terça-feira (9), mais uma edição do Projeto Cuidar de Quem Cuida. Desta vez, a iniciativa ocorreu na Escola Municipal Marcílio Dias, localizada em Pau Amarelo. O objetivo é promover o bem-estar e o fortalecimento dos vínculos entre os profissionais da rede de ensino.
A ação integra a Coordenação de Articulação Comunitária e Interlocução Escolar, vinculada à Gerência de Articulação Comunitária. O projeto busca oferecer um espaço de escuta ativa, acolhimento e práticas reflexivas, valorizando o trabalho daqueles que contribuem diariamente para a construção de uma educação mais humana, empática e transformadora.
Já participaram da ação, neste segundo semestre, outras escolas da rede municipal, como: Carlos Wilson, João Fonseca, Firmino da Veiga e Frederico Lundgren. No primeiro semestre de 2025, o Cuidar de Quem Cuida já percorreu diversas unidades de ensino, como os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemedi) Irmã Linda, Nossa Prata e Miriam Firmino da Veiga, além das escolas Ariano Suassuna, Professora Maria Conceição da Paz, Heinz Hering, Agamenon Magalhães e Edna Marinho.
Durante a edição, os profissionais puderam compartilhar experiências, dialogar sobre os desafios do cotidiano escolar e reforçar a importância do cuidado mútuo dentro da comunidade escolar.
O gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Cássio Souza, destacou a relevância do projeto. “O Cuidar de Quem Cuida é um momento de troca, reflexão e fortalecimento dos laços dentro da comunidade escolar. É nossa forma de reconhecer o papel essencial de cada servidor e de garantir que eles também sejam cuidados, assim como cuidam dos nossos estudantes”, afirmou.