AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 08/09/2025 - Saúde
0:00
Com foco na ampliação de atendimentos no território, Paulista realiza cadastramento de saúde em condomínios


Por Cátia Oliveira


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde do município, está realizando, a partir de um cadastramento de novos moradores, a territorialização e o  remapeamento de todas as áreas atendidas pelas unidades de saúde da região e as que ainda não estão cobertas pelos serviços de saúde. O objetivo desse recadastramento é realizar 100% da cobertura do território visando a ampliação da Atenção Básica, com foco na universalidade do acesso à saúde, equidade no atendimento, combate às desigualdades entre coberturas nos territórios e a integralidade no cuidado à saúde, desde a prevenção até a reabilitação.


De acordo com o superintendente de Atenção Básica, Anderson Nunes, o recadastramento deve seguir de maneira ampla por todos os territórios da cidade, abrangendo, neste momento, os moradores de condomínios, a partir de ofícios enviados aos síndicos de cada unidade habitacional. A partir do documento, a Secretaria de Saúde pretende contar com o apoio da população, para através do acesso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) às residências, realizar um levantamento das necessidades e do perfil de cada família. 


“Contamos com somente 50% de cobertura em relação à áreas que dispõem de unidades de saúde, por isso estamos tentando ampliar esse cadastro de moradores do município, que têm aumentado nos últimos anos, principalmente com a construção de novas moradias e condomínios. O Ministério da Saúde prevê que o número de atendimentos seja de 3,5 mil a 4,5 mil pessoas por unidade de saúde. E hoje, observamos unidades com um número muito maior. Então, estamos neste processo de recadastramento para poder avaliar quais unidades apresentam uma demanda muito alta de pessoas, e deste modo distribuirmos esse público e promovermos uma nova divisão de equipes” explicou.







Imagens Relacionadas