AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 03/09/2025 - Saúde
0:00
Vigilância Sanitária do Paulista intensifica inspeções durante comemorações dos 90 anos da cidade

Por Cátia Oliveira

Durante os quatro dias de comemorações pelos 90 anos de emancipação do município de Paulista, iniciadas no dia 1º de setembro e que seguem até esta quinta-feira (4), a Vigilância Sanitária intensificou as ações de fiscalização no entorno da Praça João Pessoa, no Centro da cidade. O local concentra grande circulação de público e abriga diversas atrações culturais e gastronômicas.


A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança alimentar da população, por meio da verificação das condições higiênico-sanitárias no preparo, armazenamento e comercialização de alimentos e bebidas, especialmente por parte do comércio informal instalado na área do evento. Entre os itens inspecionados estão o acondicionamento adequado dos produtos, o prazo de validade, o transporte e a forma de exposição dos alimentos.


No segundo dia das festividades, na última terça-feira (2), a equipe da Vigilância identificou bebidas com validade vencida em algumas barracas. Os produtos foram imediatamente descartados pelos fiscais.


De acordo com Renata Albuquerque, superintendente da Vigilância em Saúde do município, a abordagem da equipe tem foco educativo e preventivo, buscando orientar os comerciantes sobre boas práticas de manipulação de alimentos.


“Reforçamos aos ambulantes que as frutas não devem ficar expostas sem proteção, que caixas de isopor com comidas e bebidas não podem estar diretamente no chão e que molhos precisam ser mantidos refrigerados. Também orientamos sobre a separação de carnes cruas e assadas, a importância de respeitar o prazo de validade dos produtos e a necessidade de meios adequados de refrigeração ou aquecimento para alimentos perecíveis, como doces e salgados”, explicou a superintendente.


Renata destacou ainda que muitos estabelecimentos já atuam dentro das normas sanitárias vigentes. Aqueles que ainda não se adequaram estão recebendo orientações e, em alguns casos, utensílios como luvas e toucas para o manuseio seguro dos alimentos. Em situações de irregularidade com os produtos, o descarte é feito imediatamente pela equipe técnica.

Fotos:
Divulgação


Imagens Relacionadas