Por Priscila Silva
Os alunos da Escola Municipal Imperatriz Maria Leopoldina, localizada em Maranguape II, participaram de uma manhã enriquecedora durante visita à Sala Verde, espaço educativo voltado à educação ambiental, situado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em Maranguape I. A atividade envolveu descobertas práticas sobre biologia, ecologia e sustentabilidade, proporcionando um novo olhar sobre a importância da preservação.
A experiência marcou positivamente os estudantes, que puderam sair do ambiente tradicional da sala de aula e se conectar diretamente com o conhecimento de forma lúdica e interativa. Para a estudante Maria Júlia, de 10 anos, foi um momento especial. “Foi muito legal conhecer várias coisas que eu nunca tinha visto. Eu gostei muito da experiência”, contou.
A visita também contou com a presença da coordenadora da escola, Natália Valesca, que destacou o valor do projeto para o desenvolvimento dos alunos e para o fortalecimento da consciência ambiental desde cedo. “Esse é um projeto muito importante. Nós, enquanto professores e gestores, buscamos sempre atividades que agreguem na vida dos estudantes, indo além dos livros e proporcionando vivências reais, que eles praticam, sentem e aprendem a preservar”, afirmou.
A coordenadora do projeto, Rayza Brasileiro, celebrou o sucesso da ação, reforçando a importância da parceria entre escola e órgãos ambientais para promover vivências reais que despertem o senso de responsabilidade ecológica. “A Sala Verde tem esse papel de aproximar a comunidade escolar da educação ambiental, oferecendo experiências práticas que despertam a curiosidade e a consciência dos alunos. Ver o interesse das crianças é a maior prova de que estamos no caminho certo”, destacou.
Fotos: Beatriz Leite / SEI