Por Cátia Oliveira
Na quinta-feira (24), a ação em saúde, realizada uma vez por semana na unidade móvel em frente à Unidade de Saúde da Família Francisco Marcelo Dias, na comunidade do Tururu, bairro do Janga, passou a contar com o serviço especializado de odontologia.
Os atendimentos, promovidos pela Secretaria de Saúde do Paulista, por meio da Superintendência de Atenção Básica do município, acontecem todas as quintas-feiras, das 8h às 16h, enquanto a USF estiver fechada para reformas. Os serviços oferecidos incluem atendimento médico, consultas e vacinação contra a gripe, Covid-19 e HPV.
Estão sendo oferecidas também as aplicações de rotina do calendário vacinal, para pais ou responsáveis poderem atualizar a vacinação da garotada levando o cartão de vacina da criança, que pode receber também a vacina que estiver em atraso.
A dona de casa Lindinalva Anselmo de Santana Silva, de 57 anos, que foi em busca de cuidados odontológicos, ressaltou a importância da ação. “Disseram que iria ter tratamento dentário, aí vim logo cedo aproveitar porque aqui não tem dentista e tem muita gente esperando há bastante tempo. E a gente fica sem condições financeiras de fazer um tratamento, fica difícil, né? A médica fez uma limpeza nos meus dentes, aplicação de flúor e falou que eu voltasse pra fazer uma restauração. Disse que enquanto estivesse acontecendo a ação eu poderia vir. Essa ação precisa continuar para ajudar a nossa comunidade”, destacou.
O carpinteiro aposentado Manoel Minervino da Silva, de 85 anos, chegou na parte da tarde ao local. Enquanto aguardava um encaixe para consulta-se com a odontóloga, parabenizou a ação reforçando a necessidade de manter além da odontologia, as consultas médicas, disponibilizadas nos atendimentos. Ele contou que foi em busca de avaliar um dente quebrado. “Quebrei um pedaço do dente e vi que ele já está um pouco mole, aí vim pra cá pra ver o que pode ser feito”, afirmou o aposentado.
“A grande maioria das pessoas atendidas está precisando fazer raspagem, que é essa limpeza mais profunda dos tártaros, o que possibilita adequar o meio bucal e deixar a boca com uma maior limpeza. Além disso, também estão chegando com bastante restos radiculares, que é aquele dentinho cuja cárie foi ficando cada vez mais profunda e a pessoa não cuidou; no fim, sobrou apenas a raiz, praticamente necrosada. E como o paciente não sente mais a dor, muitas vezes, negligencia mais ainda o tratamento”, explicou a odontóloga Letícia Soares da Silva.
“A população está há mais de 5 anos sem odontologia na comunidade, por isso temos aqui uma grande demanda reprimida. Hoje, tivemos uma procura grande e fizemos 39 atendimentos odontológicos. Pretendemos ampliar este número para 50, entregando 25 fichas pela manhã e mais 25 à tarde”, explicou uma das organizadoras da ação, a gerente do Território 4 (Praias) da superintendência de Atenção Básica do município, Jéssica Oliveira.
Ainda de acordo com Jéssica, muitas das solicitações da comunidade, como exames preventivos de citologia, passarão a ser oferecidos pela ação, a partir da próxima quinta-feira. E, a partir de 7 de agosto, será a vez da mamografia.
Fotos: Juan Marvin