Por Cátia Oliveira
O Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Infantil Criança Feliz, equipamento da Secretaria de Saúde do Paulista vinculado à Superintendência de Atenção Especializada em Saúde, deu início, na última segunda-feira (7), à realização de triagens com crianças utilizando o M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers).
O instrumento é um questionário validado e amplamente utilizado em todo o mundo, que tem como objetivo rastrear precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa está sendo conduzida por uma equipe multiprofissional do Centro, como parte das estratégias voltadas ao cuidado e ao acompanhamento do desenvolvimento infantil.
Segundo o superintendente de Atenção Especializada em Saúde, Kenned Teixeira, o principal objetivo da triagem é acolher, com mais agilidade e efetividade, as crianças que estão na fila de espera há bastante tempo, promovendo o acesso aos serviços especializados de avaliação e reabilitação.
“Com essa iniciativa, a rede municipal de saúde reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado, a inclusão e a garantia de direitos das crianças atípicas e suas famílias”, ressaltou Teixeira.
O Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz tem como público-alvo crianças e adolescentes com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral, síndrome de Down e outras síndromes genéticas com deficiências funcionais. No espaço é realizada avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado.
A estrutura fica na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, 76, na Vila Torres Galvão, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Para ser atendido, os pais ou responsáveis precisam procurar atendimento na Rede Especializada de Saúde ou na Atenção Básica, que farão os devidos encaminhamentos.