Por Antonio Assis
Neste sábado (19), às 16h30, a Praça José Lopes, em Maranguape II, se transformará em palco para uma viagem no tempo. O espetáculo “Paulista, a História por Trás da Estória”, apresentado por Tio Silvinho e o grupo Teatro de Bonecos Quero Mais, promete encantar o público com uma releitura lúdica e emocionante da trajetória da cidade. O espetáculo é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do apoio da Fundação Apolônio Salles, da Prefeitura do Paulista e do Ministério da Cultura.
Com entrada gratuita, a montagem mistura fatos históricos e narrativas populares que marcaram gerações, utilizando a linguagem do teatro de bonecos para contar as origens, personagens e transformações de Paulista. A proposta é unir informação e afeto, em um formato acessível para públicos de todas as idades.
“Não é só um espetáculo, é um reencontro com as raízes”, resume a bonequeira Leila Gibson Leal, que assina a direção da peça e dá vida aos personagens, feitos de papel machê. Ao lado dela, o figurino e atuação de Luan Lucas Leite, a representação de Jacikelly Figueiredo (PCD), o apoio técnico de Jaquilene Figueiredo, a sonoplastia de Samuk ZN e a produção artística de Silvio Tenório (Tio Silvinho), completam a equipe que conduz o público a esse mergulho cultural.
Mais que uma encenação, o projeto tem caráter educativo e inclusivo. Crianças, jovens e adultos são convidados a conhecer ou relembrar elementos que compõem a identidade do município, entre eles as tradições populares, a oralidade, os personagens ilustres e anônimos que moldaram a cidade. A valorização do mamulengo, uma das expressões mais simbólicas da cultura pernambucana, também ganha destaque como forma de resistência cultural.