Por Geraldo Moreira
Com foco na ampliação das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, os municípios de Paulista e Olinda formalizaram, na última quinta-feira (10), a criação do Comitê “Juntos pela Proteção Animal”. A oficialização ocorreu durante reunião na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, no bairro de Bonsucesso, com a presença de representantes das duas gestões.
O encontro contou com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente de Olinda, Guilherme Cabral, e de Paulista, André Raposo, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Paulista, André Raposo, a criação do comitê representa um marco nas políticas públicas voltadas à proteção animal na região. “Estamos construindo uma agenda integrada que fortalecerá as ações conjuntas em defesa dos animais, promovendo maior eficiência e impacto social nas políticas públicas”, afirmou Raposo.
Já o secretário de Meio Ambiente de Olinda, Guilherme Cabral, destacou a importância da cooperação intermunicipal. “Olinda e Paulista têm desafios semelhantes na proteção animal. Ao unirmos forças, ampliamos nossa capacidade de atuação e criamos soluções mais eficazes”, ressaltou.
Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulista, Raimundo Lopes, comentou os benefícios da parceria. “A união entre os municípios permite integrar esforços e recursos, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de ações sustentáveis e mais justas para os animais e para a população”, declarou.
O evento foi encerrado com a nomeação de cinco protetoras da causa animal, que atuarão na fiscalização e no desenvolvimento de iniciativas voltadas à proteção dos animais. O Comitê Juntos pela Proteção Animal deverá atuar na construção de políticas conjuntas, campanhas educativas, ações de fiscalização e estratégias de acolhimento e cuidado com os animais em situação de risco, promovendo um modelo colaborativo e regional de atuação.
Fotos Cortesia: Alice Mafra / SECOM - Olinda