Por Taylinne Barret
A Prefeitura do Paulista lançou uma nova ferramenta digital com o objetivo de aproximar ainda mais a população da gestão municipal. O “Monitora Paulista”, disponível no site oficial da prefeitura, ou acessando diretamente pelo link: https://monitora.paulista.pe.gov.br/, permite que os moradores registrem diretamente suas ocorrências, contribuindo para uma atuação mais eficiente e transparente. O primeiro serviço integrado à plataforma é o da Defesa Civil, que agora passa a contar com o apoio da população para identificar pontos de risco e responder com mais rapidez às situações emergenciais.
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Ricardo Medeiros, o novo sistema chega para fortalecer o trabalho da secretaria e permitir a identificação e classificação antecipada de riscos, já que as equipes não conseguem estar em todos os locais ao mesmo tempo. “O cidadão poderá acessar a plataforma, registrar uma ocorrência, indicar no mapa o local exato e até anexar uma foto. Isso permite que a equipe da Defesa Civil chegue ao local mais preparada para atuar com maior agilididade”, explicou Medeiros.
A ferramenta é fácil de usar, pois não precisa instalar nenhum aplicativo. Ao acessar o site, o cidadão informa seu nome completo, podendo também adicionar e-mail e telefone (opcionalmente), seleciona a foto da ocorrência e aponta a localização no mapa. A partir daí, a equipe responsável é notificada e pode iniciar a análise do caso, avaliando o grau de risco, seja uma encosta, uma árvore caída, rachaduras em prédios, deslizamento de terra, alagamento, necessidade de instalação de lona, entre outros.
Segundo o secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Paulista, Thiago Andrade, a gestão municipal planeja expandir o uso do Monitora Paulista para outras secretarias. “Desenvolvemos o Monitora Paulista para dar voz ao cidadão. A pessoa pode acessar o site da prefeitura e registrar sua solicitação de forma rápida e prática. Com essa nova tecnologia, o município ganha uma ferramenta importante para ampliar a participação da população e modernizar a gestão pública”, afirmou.