AppBar Moderna
Webmail Mapa do site Transparência
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 08/07/2025 - Mulher
0:00
Paulista realiza 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres e reúne sociedade civil, poder público e coletivos sociais


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, realizou nesta segunda-feira (07), a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Paulista, localizado no Centro da cidade, e reuniu representantes da sociedade civil, coletivos sociais e poder público para debater e construir diretrizes que fortaleçam a política de gênero no município.


A mesa de abertura contou com a presença de diversas lideranças envolvidas na construção de políticas públicas voltadas à população feminina em Pernambuco, como a secretária executiva da Mulher do Governo do Estado, Walkíria Alves; a coordenadora regional da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Renata Espíndola; a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Paulista, Amanda Rodrigues; e a representante do Fórum de Mulheres do Paulista, Bete Amorim.


Ao abrir o evento, a secretária executiva da Mulher do Paulista, Fabrina Juliana, destacou a importância de retomar a conferência e agradeceu à gestão municipal pelo compromisso em fortalecer espaços de debate e construção de ações voltadas às mulheres. “É uma alegria ver tantas mulheres reunidas neste momento tão significativo para o nosso município. Foram muitos anos sem uma conferência, sem um espaço para propor e discutir políticas que realmente nos representem. Hoje, damos um passo importante para retomar esse caminho. Nada sobre nós, sem nós”, afirmou a secretária e anfitriã do evento.


O encontro também contou com apresentações culturais na cerimônia de abertura, com o grupo de dança Caravana Cigana de Luz e a banda Eu, Tu e Elas, composta majoritariamente por mulheres nordestinas. Nos debates, a força das palavras de ordem também esteve presente, como no trecho: “Companheira, me ajude que eu não posso andar só, eu sozinha ando bem, com você ando melhor...”, reafirmando durante toda a programação a união e a luta coletiva das mulheres como base para a conquista de direitos e a construção de uma sociedade mais justa.


A etapa municipal foi concluída no final da tarde, com a aprovação das propostas e reivindicações que serão encaminhadas à Conferência Estadual. Na ocasião, também foram eleitas 7 delegadas municipais, responsáveis por representar o município do Paulista no encontro estadual.


Representando a Secretaria da Mulher do Governo do Estado, a executiva da pasta, Walkíria Alves, falou sobre o papel que as conferências cumprem na sociedade para criar políticas públicas que realmente funcionem. “Esses encontros são fundamentais para garantir direitos, combater a violência e ocupar espaços que sempre foram negados para nós. Não lutamos por privilégios, mas por justiça. Chegou a hora de dizer: queremos viver sem medo, ocupar todos os espaços e ser protegidas”, declarou.


A secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Paulista, Amanda Rodrigues, emocionou-se ao falar sobre a força da mãe  destacou o trabalho que o município vem realizando. “Meu pai era a cabeça da casa, mas minha mãe sempre foi a espinha dorsal, quem segurava tudo. Ela me ensinou a enfrentar os desafios de cabeça erguida. Ver tantas mulheres unidas hoje me emociona. O trabalho que a Prefeitura tem feito nos últimos meses é o que realmente vai fazer e tem feito a diferença na vida das nossas mulheres”, concluiu.


Etapa estadual


A 5ª Conferência Municipal do Paulista integra um calendário nacional de debates sobre políticas para as mulheres. A etapa estadual de Pernambuco está marcada para os dias 27 a 29 de agosto. Após essa fase, serão enviadas 109 delegadas para a Conferência Nacional. Entre os principais temas a serem discutidos estão a criação de um Fundo Nacional de Políticas para as Mulheres, a ampliação da rede de centros de referência, o aprimoramento dos serviços de acolhimento e o fortalecimento das estruturas públicas dedicadas ao atendimento das mulheres em todas as áreas.


Fotos: Juan Marvin/SEI  | Thales Martins/SECOM 


Imagens Relacionadas