AppBar Moderna
Webmail Mapa do site Transparência
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 14/06/2025 - Saúde
0:00
Profissionais da USF São Pedro participam de atividade de matriciamento com equipe do CAPS-AD

Por Wagner Santos


Para que os profissionais da Atenção Básica conheçam melhor o funcionamento da Rede de Saúde Mental do município, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) Eliane Maria José Aguiar realizou, nesta sexta-feira (13), uma atividade de matriciamento na Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro, no bairro do Janga, em Paulista. A ação reuniu médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, profissionais administrativos, entre outros servidores da unidade.


Durante o encontro, os profissionais participaram de uma roda de conversa voltada à apresentação do fluxo de atendimento do CAPS-AD, esclarecimentos sobre os serviços ofertados e o perfil dos usuários atendidos. A atividade também possibilitou a troca de experiências e o fortalecimento do vínculo entre os serviços especializados em saúde mental e as equipes da Atenção Primária.


Segundo a gerente administrativa do CAPS-AD, Eloína Nunes, esse tipo de ação está dentro da proposta de atuação do centro. “O matriciamento já ocorre rotineiramente, porque é dentro da proposta do CAPS. A gente vai matriciar as unidades básicas de saúde, para explicar um pouco do CAPS e o perfil dos usuários. É esclarecer aos profissionais das 

Unidades Básicas de Saúde como funciona o CAPS, qual a importância de se manter a articulação entre a rede”, explicou.


As ações de matriciamento realizadas pelo CAPS-AD seguem um cronograma que contempla diversas unidades do município ao longo do ano. A proposta é ampliar o diálogo com as equipes de saúde da família, promovendo um cuidado integral e articulado à população.


Imagens Relacionadas