Com o objetivo de acolher e valorizar quem dedica a vida ao cuidado de outras pessoas, a Prefeitura do Paulista realizou, nesta quarta-feira (16), a ação “Cuidar de Quem Cuida”, voltada especialmente para mães atípicas — mulheres que enfrentam diariamente os desafios de criar filhos com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa foi promovida pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e de Saúde, e aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I.
A programação ofereceu uma série de serviços voltados ao bem-estar, à saúde e à cidadania. Entre os atendimentos disponibilizados estavam auriculoterapia, consultas médicas, exames de mamografia e citologia (preventivo), aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação e avaliação optométrica. Também foram realizadas rodas de conversa, oficinas de autocuidado e momentos de relaxamento. A atividade contou com a parceria do Instituto Embelleze.
Além dos cuidados com a saúde, a ação garantiu o acesso a serviços de cidadania, como cadastro e atualização do CadÚnico, emissão e solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), solicitação do VEM Livre Acesso, além de orientações jurídicas sobre direitos sociais.
O evento contou ainda com a participação da Coordenação da Saúde da Pessoa com Deficiência, da Política Estratégica da Saúde e da Diretoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, vinculada à Superintendência de Direitos Humanos.
O grupo Juntos Pela Inclusão de Paulista, disponibilizou uma sala sensorial durante o evento, oferecendo um ambiente acolhedor e adaptado para crianças com deficiência. Enquanto os pequenos participavam de atividades como pintura, brincadeiras e outras dinâmicas lúdicas, suas mães e responsáveis, puderam acompanhar a programação com mais tranquilidade. A sala sensorial foi pensada como um espaço de conforto e estímulo para as crianças, reforçando o compromisso do grupo com a inclusão em todas as suas dimensões.
A secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, esclareceu que a ação reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer apoio integral às famílias atípicas, reconhecendo a importância do cuidado e promovendo dignidade, respeito e inclusão.
“As pessoas que cuidam enfrentam uma rotina exaustiva, muitas vezes invisível para a sociedade. Com essa ação, buscamos não apenas oferecer serviços, mas criar um espaço de acolhimento, escuta e valorização. Nosso compromisso é garantir políticas públicas que respeitem essas trajetórias e promovam inclusão com dignidade”, destacou.
Fotos: Thayanne Santos / SECOM