Com o objetivo de valorizar e acolher quem dedica sua vida ao cuidado de outras pessoas, as secretarias de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos; e Saúde, promovem, na quarta-feira (16), das 9h às 16h, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I.
A atividade contará com uma programação especial voltada para mães atípicas, mulheres que enfrentam diariamente os desafios de criar filhos com deficiência ou necessidades específicas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participam também do evento a Coordenação da Saúde da Pessoa com Deficiência, da Política Estratégica da Saúde e a Diretoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, da Superintendência de Direitos Humanos.
Durante a manhã, serão oferecidos diversos serviços de saúde, bem-estar e cidadania, como sessões de auriculoterapia, atendimento médico, exames de mamografia, citologia (prevenção), aferição de pressão arterial e glicemia; vacinação, avaliação optométrica, rodas de conversa, oficinas de autocuidado e momentos de relaxamento.
Além disso, a ação também disponibilizará uma série de serviços de cidadania, garantindo acesso a políticas públicas essenciais: cadastro e atualização do CadÚnico, cadastro e solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), solicitação do VEM Livre Acesso e assessoria jurídica para orientações sobre direitos sociais.
A programação da manhã, será ainda mais acolhedora com os serviços de beleza e autoestima, como cortes de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelhas e tranças nagô, oferecidos em parceria com o Instituto Embelleze.
“As mães atípicas vivem uma rotina intensa e muitas vezes solitária. Essa é uma forma de oferecer acolhimento, escuta e cuidado, reconhecendo a importância delas e promovendo qualidade de vida”, destaca Renata Cândida, Coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência.
“A ação ‘Cuidar de Quem Cuida’ é uma iniciativa que fortalece e valoriza quem exerce um papel fundamental no desenvolvimento de crianças autistas. Nosso compromisso é ampliar o acesso a políticas públicas que reconheçam o esforço dessas mães, oferecendo cuidado integral, informação e acolhimento em rede.” pontuou Maria Eduarda Lucena, diretora de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência.