Um novo sistema eletrônico de aplicação de multas será implantado em Paulista nos próximos 60 dias. O anúncio foi dado, nesta quinta-feira (10), através da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil do município. A medida visa modernizar e tornar mais eficiente a fiscalização de trânsito e transporte
Desde janeiro, quando de acordo com o órgão municipal, foram identificadas diversas dificuldades operacionais, incluindo a total ausência de talonários físicos para emissão de notificações de trânsito.
A Prefeitura está contratando a empresa Radar, especializada em soluções tecnológicas para gestão de trânsito. Com a parceria, será implantado o talonário eletrônico, que permitirá maior autonomia na fiscalização e dispensa da dependência de materiais enviados por órgãos estaduais, como o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE).
“Nós não tínhamos sequer talões físicos para aplicar as notificações, nem de trânsito nem de transporte. A gestão anterior não deixou nenhum material, o que nos impediu de fiscalizar com a regularidade necessária. Solicitamos 100 talonários ao DETRAN, mas recebemos apenas 13, o que representa apenas 130 notificações possíveis. Isso é insuficiente para a demanda do município”, explicou o secretário.
A expectativa é que o novo sistema esteja em pleno funcionamento em até dois meses. Além da modernização do processo, a medida representa um passo importante para que o município do Paulista assuma progressivamente a gestão plena do seu trânsito.
Fotos: Juan Marvin