AppBar Moderna
Webmail Mapa do site Transparência
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 09/04/2025 - Políticas Sociais
0:00
Paulista está entre as 60 cidades do Brasil contempladas pela Estratégia Alimenta Cidades do Governo Federal



Nesta quarta-feira, representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Instituto Comida do Amanhã, secretarias vinculadas à Câmara de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Caisan/PE), secretarias de educação e políticas públicas do município e sociedade civil visitaram equipamentos de segurança alimentar e nutricional como creches e cozinhas solidárias do Paulista para aprofundar o diagnóstico de segurança alimentar e nutricional discutido na oficina da última terça-feira (9), em vista de somar esforços na promoção da segurança alimentar municipal.



A Casa de Acolhimento Vovó Raimunda, a Escola Municipal Maria José Barbosa e o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEDI) Telma Palmeira, todas no Janga, e cozinhas solidárias do município foram alguns dos locais que receberam os representantes e demonstraram seus trabalhos.



Luís Miguel Barbosa, representante do MDS, afirmou que um relatório será elaborado pelo Instituto Comida do Amanhã, compartilhado com os municípios participantes, para direcionar a implementação da estratégia com apoio federal e estadual. “A longo prazo, o projeto almeja construir um modelo sustentável de segurança alimentar, capaz de garantir o acesso regular a alimentos nutritivos para toda a população”, explicou Luís Miguel.



"A visita técnica realizada em parceria com o MDS e outras instituições foi fundamental para avaliarmos as reais necessidades das nossas creches e periferias em relação à segurança alimentar e à promoção da saúde. Isso vai permitir um direcionamento melhor dos recursos e ações para garantir o acesso a uma alimentação adequada e nutritiva para nossas crianças e famílias. Paulista vem buscando viver novos tempos, com respeito, dignidade e humanização em suas ações", disse Maricelia Silva, Gerente de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Paulista.



A iniciativa espera gerar impactos positivos significativos na segurança alimentar e na saúde pública do município. Espera-se uma redução da insegurança alimentar, especialmente entre as populações mais vulneráveis em periferias e creches.  A melhoria da qualidade nutricional das refeições oferecidas nesses locais também é um objetivo central, contribuindo para o desenvolvimento físico e cognitivo, principalmente das crianças.



Fotos: Geraldo Moreira


Imagens Relacionadas