No segundo dia da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), a Unidade de Saúde da Família (USF) Pau Amarelo, em Paulista, registrou grande movimentação. Até esta terça-feira (08), 60 pessoas já haviam procurado a unidade para receber a imunização.
Um exemplo é a aposentada Margarida Ferreira do Nascimento, de 86 anos, moradora de Pau Amarelo, que fez questão de comparecer ao segundo dia da campanha para se proteger contra a gripe. “Sempre digo aos meus médicos que quero viver até os 100 anos. Por isso, não deixo passar nenhuma vacina. Qualquer novidade, estou aqui. Não perco tempo. A vacina é fundamental para prevenir a gripe”, afirmou com entusiasmo.
A vacinação contra a gripe que tem como grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo crianças a partir de 6 meses, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades (como hipertensão e diabetes).
“Ao todo, contamos com 47 unidades de saúde e ampliamos os pontos de vacinação com mais três polos fixos. Também estamos oferecendo horários estendidos, como no Shopping North Way, que funciona até as 21h, e no Shopping Norte Janga, até as 20h. Aos sábados, os pontos de vacinação ficam abertos das 9h às 16h. O município recebeu 25.820 doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde, e nossa meta é atingir 90% de cobertura vacinal”, destacou Giuliene Cavalcanti, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Paulista.
Giuliene Cavalcanti ainda destacou a importância da vacinação, especialmente para o público infantil. “Ainda enfrentamos alguma resistência, muitas vezes por parte dos próprios pais, que se recusam a vacinar seus filhos. Por isso, estamos sempre reforçando a importância da imunização para garantir uma proteção mais ampla contra diversas doenças, inclusive as mais graves”, enfatizou.
É importante ressaltar que a vacina para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses está sendo aplicada exclusivamente nas unidades de saúde. Já nos polos fixos, a imunização será realizada para o público acima de 6 anos de idade, com comorbidades que integra os grupos prioritários.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação (RG ou registro de nascimento), CPF ou cartão do SUS, e documentação que comprove a inclusão no grupo prioritário. Pacientes com comorbidades devem apresentar a receita das medicações em uso. No caso das crianças, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação.