Em um passo importante para a preservação e promoção da cultura do Paulista, o Prefeito Severino Ramos assinou, nesta quarta-feira (02), a Ordem de Serviço para a reconstrução do Cineteatro Paulo Freire, que permanecerá na Avenida Floriano Peixoto, no Centro da cidade. O evento, que contou com a presença das principais secretarias municipais, vereadores, artistas e membros do Conselho de Cultura, simboliza o compromisso da gestão em oferecer um espaço renovado, atendendo às demandas da população e fortalecendo a arte e a cultura local.
O espaço foi inaugurado em 28 de maio de 1944, com o nome de "Cine-Teatro Municipal", e, em 1997, passou a se chamar Cineteatro Paulo Freire, em homenagem ao patrono da educação, porém está interditado desde 2008. Durante o evento que deu início a uma nova fase para o equipamento, o prefeito Severino Ramos recordou suas memórias no local e celebrou o próximo passo para a volta deste importante símbolo da cultura da cidade do Paulista.
Em sua fala, Ramos destacou a importância do Cineteatro para a história do município. "Este teatro tem um valor imenso para a cidade e para mim. Quando penso nas histórias que vivi aqui, nas pessoas que passaram por esse palco e no quanto esse espaço marcou nossa cultura, fico emocionado. Hoje, damos o primeiro passo para devolver à população um espaço novo, que será um centro de cultura, lazer e entretenimento para todos", afirmou o gestor. O vice-prefeito, Felipe Andrade, também esteve presente e compartilhou sua emoção. "É uma grande felicidade viver esse momento. Este teatro faz parte da história da cidade", destacou.
De acordo com o engenheiro e secretário de Infraestrutura do município, Jorge Carreiro, o projeto arquitetônico do novo equipamento prevê uma estrutura de 965,47 m², com foyer, snack bar, bilheteiras, camarins, mezanino e um sistema audiovisual avançado. A reforma, que contará com um investimento de R$ 7.353.262,46, tem inauguração prevista para 4 de setembro de 2025. O novo local terá 250 poltronas e será totalmente acessível, com banheiros adaptados e melhorias como climatização moderna e sistema de proteção contra incêndio. "Este projeto representa um grande avanço para a infraestrutura cultural do município, garantindo mais conforto e segurança", explicou o secretário.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, José Ronaldo, ressaltou que a reforma do local é um marco para Paulista, trazendo um teatro moderno que impulsiona a cultura local e gera oportunidades para os artistas. "Este projeto valoriza nossa cidade e nossa gente, criando um novo espaço de expressão cultural", afirmou.
O maestro da Banda Sinfônica Municipal de Paulista Aristides Borges, Leonildo Araújo, que participou do evento, também comemorou a iniciativa. "É um grande alívio para nós, artistas locais. Depois de tanto tempo sem esse espaço, ver essa reforma acontecendo é uma grande conquista para todos da cultura do Paulista”, declarou o músico. Alexandre Martins, presidente do Conselho de Cultura, completou: "É um momento muito esperado, pois a cultura da cidade está sendo finalmente reconhecida e valorizada", concluiu Alexandre.
Fotos: Fabiano Alves e Flávio Alves / SECOM