AppBar Moderna
Webmail Mapa do site Transparência
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 02/04/2025 - Saúde
0:00
Dia Mundial do Autismo é comemorado com lazer e diversão em Paulista

 

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 02 de abril, a Superintendência de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do Paulista, organizou um dia repleto de lazer e diversão com direito a banho de piscina, pipoca e algodão doce para as crianças atendidas no Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, na Vila Torres Galvão.


A dona de casa Elizabete Maria, mãe do pequeno João Pietro, de sete anos, que recebe atendimento na unidade desde o ano passado, disse que o filho tem melhorado principalmente na socialização com as outras crianças.


 “João foi diagnosticado com autismo, TDHA e transtorno desafiador de oposição. Ele era muito reservado e não brincava com outras crianças. Depois que ele começou a fazer a terapia com a psicóloga Bárbara, estou achando-o bem melhor. Antes ele não interagia com outras crianças, agora já está interagindo. Ele não participava de brincadeiras nem na piscina. Hoje ele já está participando, está ali feliz, alegre. E eu só tenho que agradecer a Deus por tudo que está acontecendo”.


A diretora do Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, Yzabela Gondim, destacou que o momento de recreação é uma valiosa oportunidade para promover a inclusão entre as crianças e também para oferecer acolhimento às mães de crianças com necessidades especiais.


“Neste Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nossa equipe do Centro Integrado de Habilitação e Integração Criança Feliz, gostaríamos de reforçar a importância desse dia para levar informação à população para diminuir o preconceito e a discriminação. E a nossa intenção é promover a inclusão e levar essa mensagem ao mundo e mostrar que o autista pode estar onde quiser. E proporcionamos esse momento de recriação, inclusão uns com os outros, e a gente poder abraçar e acolher as mães atípicas, que é um momento muito importante tanto para elas quanto para as crianças", comentou Yzabela Gondim.


“Hoje é um dia muito importante para lembrarmos a importância da inclusão, para reduzir o preconceito e a discriminação, comuns devido à falta de entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autismo. Precisamos fortalecer a conscientização e promover uma sociedade mais acolhedora, onde todos, independentemente de suas diferenças, possam se sentir respeitados e valorizados. É fundamental investir em ações que promovam a saúde, educação e bem-estar das pessoas com autismo, garantindo acesso igualitário a direitos e serviços essenciais”, ressaltou a secretária de Saúde do Paulista, Shisneyda Furtado.


O Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, tem como público-alvo, crianças a adolescentes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), paralisia cerebral, síndrome de Down e outras síndromes genéticas com deficiências funcionais. No espaço é realizado o diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado.


A estrutura fica na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, 76, na Vila Torres Galvão, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Para ser atendido, os pais ou responsáveis precisam procurar atendimento na Rede Especializada de Saúde ou na Atenção Básica, que farão os devidos encaminhamentos.

 


Imagens Relacionadas