A Secretaria de Saúde de Paulista promoveu, na manhã desta quinta-feira (20), uma ação de conscientização e prevenção do câncer de colo de útero. A ação aconteceu na Policlínica Josino Guerra, localizada no bairro de Maranguape I, e teve como objetivo orientar a população sobre o que é o colo de útero, os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer e a importância da realização do exame preventivo.
O bate-papo foi ministrado pela enfermeira-chefe da Policlínica, Carolina Machado, que ressaltou a importância do exame preventivo Papanicolau para a detecção do câncer do colo do útero. Durante a palestra, Carolina informou que o posto realiza o exame preventivo regularmente e, excepcionalmente na parte da tarde, foram disponibilizadas vagas extras, além das marcações previamente agendadas, para atender as participantes do evento.
A ação realizada na Policlínica Josino Guerra contou com a presença do superintendente da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, e do farmacêutico Manoel Leite. Durante a atividade, foram distribuídos panfletos informativos e brindes para o público.
A secretária de Saúde do Paulista, Shisneyda Furtado, destacou a importância da campanha do Março Lilás. “Realizar ações como essa é fundamental para conscientizar e promover a saúde da mulher. Nossa missão é informar, acolher, orientar e garantir que essas informações cheguem a todas as mulheres do município”, afirmou.