A Prefeitura do Paulista deu mais um passo na inclusão de jovens no mercado de trabalho ao promover, nesta quarta-feira (19), mais uma etapa do processo de contratação de aprendizes pela empresa BBC Segurança Privada. Ao todo, 50 jovens com idades entre 14 e 24 anos, residentes no município, e outros 34 de cidades vizinhas participaram dos exames admissionais para atuar em diversos setores das secretarias do município. A iniciativa visa proporcionar experiência prática e ampliar as perspectivas profissionais dessa nova geração.
A seleção aconteceu no Centro Administrativo do Paulista, em Maranguape I, graças ao termo de cooperação entre o órgão público e a empresa privada, assinado no mês passado pela secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues. As articulações tem contado com o apoio do Ministério Público, da entidade formadora Rede Cidadã, conselheiros tutelares das três regionais, além de representantes da Casa de Acolhimento Vó Raimunda, do CREAS, do CAVIDA, da Rede de Assistência Social, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMCAP) e da empresa BBC Serviço de Vigilância Privada.
Jonatas Barbosa, coordenador do Programa de Aprendizagem, destacou a importância da colaboração entre os órgãos envolvidos. “A mudança de vida desses jovens só foi possível graças à assinatura do termo de parceria entre as Secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e a articulação com o Ministério Público, por meio da promotora Drª Rafaela Melo de Carvalho Vaz, da Rede Cidadã e da BBC Serviço de Vigilância Privada. Nosso gestor, Severino Ramos, demonstrou grande sensibilidade com a causa, e somos muito gratos por isso”, afirmou.
O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Benildes Andrade, também ressaltou o impacto social do programa. “Essa iniciativa representa a primeira oportunidade profissional para muitos desses jovens, permitindo sua preparação para o mercado de trabalho e promovendo inclusão social”, destacou.
O Programa Município Amigo da Aprendizagem se destaca como pioneiro no estado, incentivando a contratação de jovens aprendizes e consolidando-se como um pilar essencial para o desenvolvimento social e econômico de Paulista. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a geração de oportunidades e a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho.
Fotos: Gerson Nascimento