Em Paulista, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos oferece o serviço de emissão da Carteira de Identidade (RG). No entanto, o órgão alerta que existem mais de 400 carteiras pendentes para a retirada na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo de Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves (Antiga Avenida Brasil), em Maranguape I.
No município, a emissão de carteira de identidade também é realizada no Centro de Convivência e Cidadania Conjunto Beira-Mar, no Janga. No entanto, a entrega é somente no Centro Administrativo, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Para a retirada, o titular do precisa levar o número de protocolo ou assinar o canhoto para a autorização de terceiros junto com um documento oficial com foto.
O público que ainda não solicitou a emissão do RG deve realizar o agendamento pelo site https://pecidadao.pe.gov.br/, e pagar a taxa do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), no valor de R$ 31,37, que pode ser quitada na rede bancária (agência ou internet). O agendamento também pode ser realizado de forma presencial, indo diretamente ao Centro de Convivência e Cidadania Conjunto Beira-Mar, localizado na Rua Cidade Universitária, 88, no Janga, em Paulista.
Para a 1ª via da carteira de identidade não é necessário pagamento e, para a 2ª via, pessoas com mais de 65 anos são isentas da taxa. Crianças menores de 16 anos só podem solicitar sua identidade com o responsável (pai ou mãe) apresentando também os seus documentos (RG e CPF). A atual carteira de identidade permite incluir mais informações do portador, como o CPF, título de eleitor, PIS/NIS, carteira do SUS, CNH e Carteira de Trabalho.
Os documentos necessários para dar entrada no RG são: Certidão de Nascimento ou Casamento, o DAE devidamente pago e impresso, além do comprovante de agendamento impresso.