A praia da Enseadinha, no Janga, em Paulista, foi palco de um espetáculo da natureza nesta terça-feira (18), com o nascimento de 92 filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata). Os moradores da região acompanharam a eclosão dos ovos e notificaram a equipe de pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (NSU/SEMA).
Das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, cinco são encontradas no Brasil, sendo quatro registradas no município de Paulista. O monitoramento das tartarugas marinhas na região faz parte de um projeto autorizado pelo SISBIO/ICMBio e realizado em parceria com o Projeto Tamar. Desde o início do ano, diversos ninhos já foram identificados no Litoral de Paulista, reforçando a importância da preservação desses animais.
A população pode contribuir com a proteção desses animais ao identificar ninhos e evitar interferências diretas no processo natural de nascimento e deslocamento dos filhotes ao mar.
Caso alguém aviste uma tartaruga marinha desovando ou filhotes recém-nascidos, a orientação é não tocá-los, manter uma distância segura e evitar o uso de flash ao fotografar. É essencial entrar em contato com o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) pelo telefone (81) 99882-8387, para que a equipe possa monitorar o ninho e garantir a segurança dos filhotes.