Neste domingo (02), mais dois nascimentos de Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) foram registrados na orla de Paulista. Ao todo, 82 filhotes nasceram na praia de Nossa Senhora da Conceição e 155 em Enseadinha, no Janga, seguindo seu instinto natural em direção ao mar. Moradores da região acompanharam o momento e notificaram a equipe de pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
O projeto de monitoramento, autorizado pelo SISBIO/ICMBIO e em parceria com o Centro Tamar, já identificou 14 ninhos no litoral de Paulista desde o início deste ano. Estes foram o segundo e o terceiro ninhos da temporada reprodutiva 2024-2025 a eclodirem, e outros nascimentos estão previstos para ocorrer em breve.
A equipe de pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana destaca a importância do monitoramento das tartarugas marinhas. Das sete espécies existentes no mundo, cinco são encontradas no Brasil, sendo quatro no município de Paulista. A população pode contribuir com a identificação de ninhos e a proteção desses animais.
Caso aviste uma tartaruga marinha desovando ou filhotes recém-nascidos, é fundamental não tocá-los e manter uma distância segura. Evite usar flash ao fotografar e entre em contato imediatamente com o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) pelo telefone (81) 99882-8387. Dessa forma, a equipe poderá ser acionada para monitorar o ninho e garantir a segurança dos filhotes.