PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista inicia dragagem do Canal Sítio do Jorge em Maranguape I

Serviços Públicos | 17/07/2015

Prefeitura do Paulista inicia dragagem do Canal Sítio do Jorge em Maranguape I

Um dia depois de assinar ordem de serviço para a dragagem do Canal Sítio do Jorge, em Maranguape I, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, voltou à comunidade nesta sexta-feira (17.07) para acompanhar de perto o início do serviço. O gestor municipal visitou ruas, conversou com a população e com os operários da obra. O desassoreamento do canal vai beneficiar diversas famílias da localidade que sofrem com problemas de alagamentos no inverno. A notícia era aguardada pelos moradores há mais de 20 anos.

A ação faz parte de convênio celebrado com o Ministério da Integração Nacional, dentro de um pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Drenagem. O investimento na intervenção é de R$ 2,8 milhões. Ao longo dos próximos seis meses, os funcionários da prefeitura vão aprofundar e limpar o leito do canal, alargar as margens e devolver o curso natural com a dragagem também da lagoa Pau Sangue – responsável por receber todo o volume d´água dessa região da cidade.

Diante dos bons resultados no primeiro dia das obras, o prefeito Junior Matuto destacou que um dos principais desafios da gestão é manter a credibilidade do governo nas ruas, especialmente, nesse cenário de crise. “Apesar desse quadro de desconfiança da população no serviço público, aqui em Paulista os moradores estão reconhecendo que a nossa gestão tem o compromisso de planejar as ações e torna-las realidade. Ontem assinamos a ordem de serviço e hoje as pessoas já estão vendo as máquinas trabalhando. As coisas não estão se resumindo somente as palavras, mas sim a execução”, cravou.

O trabalho em Maranguape I começou pelas ruas 12, 46 e 49. A expectativa é de que as quatro escavadeiras empregadas na obra percorra os mais de mil metros do canal, beneficiando também os moradores das vias 50, 48, 47, 45, 43, 42, 36 e 28. O supervisor de produção Marcos Tulles, 42, reside na localidade há 32 anos. Na visão dele, a dragagem do Canal Sítio do Jorge representa a realização de um sonho. “A comunidade de Maranguape I está em festa com o início dessa obra. Nossa vida realmente vai mudar quando esse canal estiver limpo. Agora sim teremos condições de dormir sem ter pesadelos como o de ter a casa invadida pela água. Foram muitos anos de sofrimento, mas agora a situação vai mudar pra melhor”, desabafou.

A ação em Maranguape I conta com o apoio de dez caminhões caçamba para a remoção da lama depositada no leito do canal. Um efetivo de 15 homens será responsável pela execução do serviço. A coordenação do trabalho no local fica a cargo da Secretaria Municipal de Serviço Público.

PAVIMENTAÇÃO DE VIA – Nesta sexta-feira (17.07), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, também visitou a comunidade da Conceição para vistoriar às obras de pavimentação da Rua José Cupertilho de Oliveira. A via, que possui aproximadamente de 300 metros, está sendo asfaltada graças à otimização dos recursos públicos aplicados no revestimento do Canal do Araxá. A verba seria apenas empregada nas intervenções de macrodrenagem, mas permitiram que a prefeitura realizasse ainda a pavimentação das vias paralelas ao canal e construísse pontilhões ao longo do seu leito.