PAULISTA > Notícias > Em Paulista, Projeto Praia Legal orienta sobre o combate ao trabalho infantil

Políticas Sociais | 29/01/2024

Em Paulista, Projeto Praia Legal orienta sobre o combate ao trabalho infantil

Grupos da gestão municipal e do Governo do Estado, numa ação conjunta, distribuíram panfletos e colaram cartazes na orla do Janga

Equipes da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Direitos Humanos, através da Proteção Social Especial, e da Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate e Políticas sobre Drogas, fizeram uma atividade de sensibilização do público e dos comerciantes em relação ao trabalho infantil e situações análogas. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (29/01) na orla do Janga. O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes também fez parte do trabalho.

De acordo com a superintendente da Proteção Social Especial no município, Laura Buarque, “a área da praia tem incidência de casos de trabalho infantil, daí a necessidade da abordagem aos comerciantes”, disse.

Pelo lado do Governo do Estado participaram as técnicas sociais Tatiane Santos, Luciana Arruda e Maria Ivone. “Períodos de grandes eventos, como o Carnaval, são propícios para as violações dos direitos da criança e do adolescente. Então, ações como essa são muito importantes“, pontuou Maria Ivone.

A iniciativa foi bem aceita pelos comerciantes. Josineide Silva, proprietária de um bar na orla do Janga, fez questão de colocar os cartazes na parede do seu estabelecimento. “Essa ação é muito importante, pois vemos aqui diariamente crianças trabalhando, atuando como mendigos, enfim, sendo exploradas pelos adultos”, afirmou.

O Projeto Praia Legal tem o objetivo de promover o enfrentamento ao trabalho infantil na cadeia produtiva do turismo em 14 municípios litorâneos e no distrito Estadual de Fernando de Noronha, a partir de ações contínuas de mobilização e sensibilização da população, do comércio e do trade turístico, da identificação de crianças e adolescentes trabalhando nas praias e atividades informais, sobretudo no período do verão pernambucano.

Fotos: Beatriz Leite