PAULISTA > Notícias > Atenção Psicossocial do Paulista é destaque com publicação de artigo em revista científica

Saúde | 01/12/2023

Material narra os acontecimentos e atuação das equipes do CAPS-AD e CAPS Tereza Noronha

A atuação dos profissionais da atenção psicossocial do Paulista ganhou um destaque, através do artigo científico “Evento catastrófico na Comunidade do Beira Mar - Paulista e atuação da Atenção Psicossocial”. O trabalho foi publicado, nesta quinta-feira (30), na edição nº 128, volume 28 da Revista Científica Ft, de novembro de 2023, e narra os acontecimentos acerca do desabamento, no bairro do Janga, no dia 07/07/2023.

O artigo é um relato de experiência produzido por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) Eliane Maria José de Aguiar e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Superintendência de Atenção Especializada (SAE) e da Prontoclínica Torres Galvão (PTG), sobre o atendimento à população. O trabalho foi desenvolvido a partir das experiências vivenciadas em situações de emergência e desastre onde foi ofertado suporte psicossocial às vítimas.

“A cidade do Paulista foi acordada, às 6h10, com um movimento assustador de carros, sirenes, estrondos, só da equipe de bombeiros foram cerca de 200 pessoas que atuaram nas 35 horas de resgate, além do posterior resgate dos animais. Contou ainda com equipes do SAMU de várias cidades. Do município do Paulista atuaram a saúde, assistência social, defesa civil, voluntários e outros”, descreve o documento.

De acordo com a publicação, a atuação aconteceu através de 09 profissionais, dentre eles: enfermeiros, psicólogos e técnicos de enfermagem. O documento ressalta ainda que os efeitos de um desastre sobre a saúde se manifestam tanto no físico, quanto no mental e no social. Diante disso, torna-se de extrema relevância modos de enfrentamento a desastres e a criação de políticas de prevenção.

“É importante destacar a peculiaridade da população que se encontra nestas situações, quem são os pernambucanos que vivem nesta vulnerabilidade com risco de terem que sair de suas moradias, ou precisando permanecer nelas podendo enfrentar situações de desastre, pode-se dizer, com os dados apresentados, que a vulnerabilidade atinge mais uma parte; CAPS: De serviço substitutivo do hospital psiquiátrico às ações em situação de emergência e desastre”, descreve outro trecho do documento.

O trabalho é de autoria de: Eloina Angela Torres Nunes; Amanda Tavares Xavier; Andressa Mendes Salles de Gusmão; Aguinaldo Felipe Pontes; Carlos Augusto Barreto Campello; Clara Flauxi Martins da Silva; Evelyn Maria Correia de Paula Araújo Gusmão; e Kássia Tavares Moura (secretária de Saúde do Paulista).