PAULISTA > Notícias > Mutirão de vasectomia beneficia homens do Paulista

Saúde | 14/09/2023

Mutirão de vasectomia beneficia homens do Paulista

Serviço acontece através de parceria entre a Prefeitura e o Estado

A Secretaria de Saúde do Paulista, através de uma parceria com o Estado, está oferecendo um mutirão de cirurgias de vasectomia no Hospital Metropolitano Miguel Arraes (HMMA), localizado no bairro de Jaguaribe, no município. O serviço é gratuito e os moradores da cidade têm acesso sem dificuldades, através do encaminhamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde. Em agosto, cerca de 30 homens foram encaminhados, zerando assim, a fila de espera para esta especialidade.

Inicialmente, os interessados no procedimento contraceptivo podem buscar pela cirurgia através de encaminhamentos obtidos em atendimento médico nas Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas ou centros médicos municipais. Em seguida, é preciso comparecer à Secretaria de Saúde, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I, munidos de encaminhamento médico, cartão SUS, RG, comprovante de residência e termo de consentimento.

Com as informações e documentos apresentados pelo paciente, a Superintendência de Regulação do órgão insere os dados no sistema. Após essa etapa, o paciente aguarda o contato, quando lhe será informado sobre o agendamento de exames necessários, que são: de sangue, raio-x e tórax (para pacientes acima de 50 anos), e um parecer cardiológico (também para homens acima dos 50 anos), cujos resultados devem ser apresentados na primeira consulta com o médico urologista, no HMMA. Durante a primeira consulta, o médico já realiza o agendamento para o procedimento cirúrgico.