PAULISTA > Notícias > Em Paulista, 2º Ciclo de Escuta da Lei Paulo Gustavo reúne segmento do audiovisual

Cultura | 24/08/2023

Evento serviu para esclarecer dúvidas e avançar na elaboração do edital

A noite desta quarta-feira (23.08), foi um momento para mais uma etapa do Ciclo de Escuta sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG). Na Escola Firmino da Veiga, em Paulista,  reuniram-se pessoas do segmento audiovisual, como atores, diretores, produtores, e o poder público municipal para esclarecer sobre esse importante instrumento de incentivo à cultura. O encontro, dirigido pela representante da Secretaria Executiva de Cultura do Paulista, Natália Bringel, contou com uma palestra do comunicador popular da ONG Coletivo Força Tururu, André Fidelis.

Fidelis mostrou a experiência exitosa da produção audiovisual feita pela ONG, que realizou documentários e curtas-metragens abordando a comunidade situada no bairro do Janga. Em seguida, ele abriu espaço para perguntas dos participantes. Houve uma interação e muitas dúvidas foram esclarecidas.

André Fidelis falou da sua impressão sobre o evento: “Essa escuta traz muito dos anseios do povo que faz produção cultural em Paulista. Percebemos que havia muitas dúvidas a serem esclarecidas e que ninguém quer ficar de fora da Lei Paulo Gustavo. As pessoas querem apoio e um melhor entendimento sobre o edital que será lançado na cidade”, afirmou.

Para Natália Bringel, o evento avançou nas diretrizes para o lançamento do edital da LPG em Paulista. “Esse encontro com o segmento do audiovisual foi muito importante, pois pudemos identificar algumas dificuldades de entendimento dos próprios artistas, procuramos sanar essas dúvidas e dialogar sobre os produtos do audiovisual”, pontuou.

Nesta quinta-feira (24.08), no mesmo local, haverá outra escuta da LPG, dessa vez com os outros segmentos que a lei abrange, como música, dança, teatro, entre outros.

Foi destinado a Paulista um montante de R$ 2.663.002,01 para ser aplicado em projetos audiovisuais e demais áreas da cultura. Poderão acessar os recursos pessoas com atuação comprovada no campo das artes e da cultura. No setor audiovisual será aplicado um aporte de R$ 1.895.258,53; enquanto nas demais áreas culturais serão investidos R$ 767.743,48.

Fotos: Eudes Pereira/Prefeitura de Paulista