PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista intensifica Planejamento Familiar

Saúde | 21/06/2023

Saúde do Paulista intensifica Planejamento Familiar

Os métodos contraceptivos estão disponíveis para a população em todas as unidades de saúde

Com o objetivo de fornecer, cada vez mais, o apoio e orientações para uma gravidez não desejada, a Secretaria de Saúde do Paulista, através da Coordenação de Saúde da Mulher, realiza o Planejamento Familiar em todas as unidades de saúde do município, onde é feita uma anamnese, para determinação dos melhores cuidados.

Os métodos contraceptivos estão disponíveis  para a população em todas as unidades de saúde, com os hormonais, como pílulas, os injetáveis mensais e trimestrais, e os de emergência.

A secretaria também está dando início ao processo de aplicação do Dispositivo Intrauterino de Longa Duração (DIU), que até o momento, está sendo contemplado em três unidades. “Estamos em processo de ampliação na aplicação do DIU, que é muito importante, pois as mulheres ficam mais protegidas com um dispositivo que tem 99% de eficácia e é de longa duração”, destaca a coordenadora de Saúde da Mulher, Erivalda Gomes.