Paulista recebeu, nesta quarta-feira (26.04), a visita de duas professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A cidade foi escolhida pela instituição de ensino para passar por um estudo por ter uma adesão de 453 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) ao curso do Projeto Saúde com Agente.
As educadoras foram recepcionadas pela secretária municipal de Saúde, Kássia Moura, e representantes da Vigilância em Saúde, Atenção Básica e de outros setores.
Após o encontro, as professoras estiveram em algumas unidades de saúde para interagir com os alunos, preceptores e profissionais da Rede Municipal, a fim de colher informações sobre a vivência prática das pessoas envolvidas nas aulas do Saúde com Agente.
O curso foi criado para fortalecer a política de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), através da formação dos ACS e ACE.
O conteúdo da capacitação para os ACS aborda a identificação, prevenção e controle das doenças e agravos, e o aperfeiçoamento dos processos de trabalho voltados aos indicadores de saúde.
Os ACE, por sua vez, participam de aulas sobre identificação, prevenção e controle de fatores biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos e ambientais, com ênfase na promoção da saúde.
O curso é fruto de uma parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e Conasems.
Secretaria Executiva de Imprensa/Prefeitura do Paulista
Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulista